fbpx

Treinando na Quarentena com Larissa Cunha

Quando poderíamos imaginar que 2020, um ano repleto de expectativas e sonhos, começaria com o mundo sofrendo uma pandemia? O vírus que causa a COVID-19 pode ser transmitido simplesmente quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. As gotículas são pesadas para permanecerem no ar, por isso, são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies, aumentando a área de contágio.
 
São tempos difíceis de quarentena e o isolamento social é uma realidade no mundo não só no Brasil. Para enfrentar essa situação é preciso cuidar da nossa saúde física, mental e espiritual. Isso porque o confinamento leva a um aumento significativo do nível de ansiedade, estresse, gordura, colesterol, obesidade, diabetes entre outros males. Para piorar, nosso estilo de vida mudou. Academias e parques fechados, nossa casa também passou a ser nosso trabalho com o home office, treino agora só em casa, sozinhos ou no máximo com a companhia de um familiar.
 
Com isso, gostaria de deixar uma lista de dicas e treinos para manutenção da nossa saúde em tempos de Pandemia.
 
Primeiro, mantenha  o sono regular e seu dia também. Tenha um horário para acordar, trabalhar, treinar e ir dormir. Criar uma rotina é fundamental para manter o equilíbrio mental quando se vive em isolamento social.
 
Segundo, adapte o treinamento! Ao praticar atividade física sozinho, devemos escolher exercícios que respeitem nossos limites articulares ou cardiorrespiratório. Se o praticante já tem alguma restrição articular, é importante não estimular a região para evitar lesões.
 
Procure orientação de um profissional para realizar seu treino. Mesmo com a crise, temos vários profissionais trabalhando online, alguns fazendo lives outros atendendo com hora marcada e assim permitindo realizar todas as correções necessárias durante o exercício.
 
Treinar em casa sem equipamentos também ajuda a estimular a criatividade. A sobrecarga que fazíamos na musculação com halteres e pesos pode ser substituída por baldes com água, frascos cheios, sacos de arroz, feijão, cadeiras, sofás e até a própria cama. O uso de escadas, rampas também é uma ótima alternativa para trabalhar o cardio. Alguns cuidados são essenciais para não comprometer a qualidade do exercício e o próprio bem estar, tais como: Use roupas confortáveis, tênis adequados. Se sair de casa para correr, caminhas ou pedalar, use capacete e demais equipamentos de segurança, além, claro, do uso de máscaras, luvas, álcool gel, espumas higienizadoras, mantenha o distanciamento de pelo menos 2 metros e evite aglomerações.
 
Quem nunca treinou mas quer aproveitar a oportunidade para uma mudança de hábitos deve se atendar a alguns aspectos. Sempre comece com exercícios de baixa intensidade para que o corpo, as articulações e músculos se acostumem com o estímulo. Não copie treino de outras pessoas, tenha seu próprio treino, afinal cada ser humano é único e você tem necessidades diferentes do outro. Por isso, procure um profissional e siga um planejamento customizado e que vá de encontro com os seus objetivos.
 
Por fim, mas não menos importante, mantenha-se hidratado e com sua alimentação equilibrada. Com o inverno chegando e naturalmente ocorrendo o aumento de casos de doenças respiratórias, é importante o uso de vitaminas e minerais que aumentam o sistema imunológico. Suplemente, por exemplo, com vitamina C e zinco, estes compostos ajudam a melhorar a imunidade e quem já estiver resfriado, nota que o tempo para recuperação pode diminuir.
 
Eu e meu irmão Marco também estamos realizando treinamentos online. Prescrevemos exercícios sempre de maneira segura e respeitando a individualidade biológica dos alunos. Qualquer duvida entre em contato: larissagcunha@hotmail.com ou pelas redes sociais @larissacunhaoficial e @larissacunharesults.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *